segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VOCÊ SABIA?

Que, no Brasil, cada pessoa produz entre 300 a 500 gramas de lixo por dia?


O lixo originado nas residências é denominado doméstico ou domiciliar e resulta de atividades cotidianas como: limpar a casa, cozinhar, ir ao banheiro, estudar, etc.. No Brasil, cada pessoa produz entre 300 a 500 gramas/dia, podendo chegar a 1 kg/dia nos grandes centros urbanos, sendo que 50% corresponde a sobras de alimento, ou seja resíduos orgânicos, e os outros 50% corresponde a materiais descartáveis.

No decorrer do último século, a população mundial dobrou de tamanho, já somamos cerca de 6 bilhões de habitantes, todos produzindo lixo em maior ou menor quantidade. Em geral, quanto mais rico e industrializado for um país, maior será também a produção e o consumo de descartáveis, consequentemente , a quantidade de lixo produzido por seus habitantes será mais elevada, com plásticos, papéis e latas em abundância.

Quanto mais rico mais sujeira
Em geral, os países mais desenvolvidos produzem mais lixo domiciliar per capita (quilos por dia)

Estados Unidos - 3,2
Itália - 1,5
Holanda - 1,3
Japão - 1,1
Brasil - 1
Grécia - 0,8
Portugal - 0,6


A grande dica é que cada um, enquanto cidadão, pode fazer uma grande diferença com suas pequenas ações

Algumas medidas podem ser tomadas para ajudar a diminuir o problema do lixo em nosso planeta. Como por exemplo: evitar sempre jogar lixo nas ruas, ou pela janela do carro, Procurar sempre uma lixeira para jogar o seu lixo, ter o hábito de pensar duas vezes antes de jogar alguma coisa no lixo pensando em como poderia reutilizar aquilo que seria descartado, pensar nos nossos hábitos de consumo, e consumir só o que for realmente necessário entre outros maneiras existentes.

Agora responda, que outras atitudes podemos tomar para tentarmos solucionar o problema do lixo em nosso planeta?

Um comentário:

  1. Reduzir a produção do lixo é diminuir a quantidade de lixo. A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar o seu aparecimento. Se cada vez que um problema surgir nos limitarmos a procurar medidas para resolvê-lo, então estaremos contribuindo para a perpetuação da situação. Isto por que se há como resolver o problema, inconscientemente as pessoas não irão reunir esforços suficientes para evitá-lo.

    Uma das atitudes para reduzir a quantidade de lixo gerado é utilizando produtos fabricados de forma diferente, ou prolongando o tempo de vida útil do produto. Costuma-se, por exemplo, utilizar copos descartáveis em festas, escritórios ou mesmo em casa. É muito difícil o mesmo copo ser reutilizado, por ser justamente descartável. Deve-se preferir o uso de materiais mais duráveis, como o vidro ou a porcelana.

    Algumas atitudes de redução na fonte:

    · Utilizar recursos não descartáveis para anotações de recados. Por exemplo, substituir papéis por lousa ou quadro negro;

    · Levar embalagens e recipientes de casa para fazer compras, evitando inúmeras sacolas plásticas no lixo ( Por quê?). Procure levar carrinho, daqueles utilizados para ir à feira;

    · Optar por produtos a granel e alimentos frescos, evitando embalagens desnecessárias;

    · Verificar o uso excessivo de papel higiênico ou guardanapos ( E por falar nisso ...);

    · Substituir os guardanapos de papel pelos de pano;

    · Utilizar acendedor de fogão ao invés de fósforos;

    · Preferência a certos produtos em relação a outros como

    · lâmpadas de baixo consumo (fluorescentes) que são oito vezes mais duráveis que as incandescentes;

    · cartuchos de impressora recarregáveis;

    · produtos de embalagens recicláveis

    · produtos de embalagens retornáveis;

    ·

    · Planejar bem suas compras para não haver desperdício;

    · Evitar desperdícios também na hora de preparar as refeições (existem receitas, como tortas e sopas, que são feitas com “sobras” de alimentos antes do consumo. Por exemplo, talos e ramos de verduras);

    · Assinar jornais e revistas em conjunto com outras pessoas;

    · ETC !!!

    Além de reduzir a quantidade de lixo gerado, deve-se buscar a redução da qualidade do lixo a ser descartado, pois muitas substâncias utilizadas na fabricação de alguns produtos podem causar impactos ambientais graves, tendo conseqüência também para a saúde humana.

    A embalagem e a composição de certos produtos devem conter o mínimo de toxicidade. Cabe ao cliente saber escolher o produto menos poluente. Mas como distinguir estes produtos?

    É difícil saber a composição de todos os produtos e qual a sua toxicidade, mas eis aqui uma breve lista de produtos que devem ser escolhidos de preferência em relação a outros:

    * Cremes dentais em gel em substituição aos de pasta, pois não contêm dióxido de titânio (prejudicial para o ambie

    ResponderExcluir