segunda-feira, 1 de outubro de 2012

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS: O CIRCO NÃO É LUGAR DE ANIMAIS SILVESTRES!


No último dia 04 de outubro foi comemorado o dia dos animais e da natureza, e não poderíamos deixarmos passar em branco.


Procuraremos dar ênfase maior as espécies animais que, muitas vezes, além de serem destruídas também são exploradas pelo homem.

Uma das mais polêmicas quanto a exploração do homem aos animais se encontram nos circos do mundo inteiro.

Os animais usados nos circos são geralmente animais silvestres, alguns até em vias de extinção, que costumam ser capturados ainda filhotes em caçadas que resultam na morte de seus pais.

São treinados a executarem determinadas rotinas muitas vezes por métodos violentos e diários, que incluem açoitamento, choques elétricos, objetos pontiagudos, espancamentos com barras de ferro e pedaços de pau, queimadura das patas etc.. A maioria têm suas garras e dentes arrancados e/ou serrados para não representar tanto perigo.

A maioria desses animais adquire comportamentos neuróticos por viverem em cativeiro.

Além das diversas torturas dos treinamentos, esses animais são mantidos trancafiados ou acorrentados em pequenas jaulas sem a mínima condição de higiene.



Abandono de Animais pelos Circos

Setembro de 1985: Um circo fechou em Campinas/SP e deixou seus dois leões passarem fome e sede. Os animais foram recusados pelos jardins zoológicos paulistas, que alegaram saturação de leões.


Abril de 2000, Jornal O Diário Popular: Atibaia/SP - Circo Bartholo abandona quatro leões dentro de uma jaula, em um terreno baldio da prefeitura, no bairro de Guaxinduva, zona rural de Atibaia/SP.



21 de Abril de 2000, Jornal O Globo: Nova Iguaçu/RJ - Circo Vostok abandona sete leões em condições precárias, em um galpão na Lagoinha, em Nova Iguaçu.



04 de Janeiro de 2003, Folha de São Paulo: Mário Stankovich, proprietário do Circo da Romênia, abandona três leões dentro de duas jaulas, em uma praça no centro Sumaré/SP. 25 de Janeiro de 2003, um dos leões veio á óbito.



06 de Maio de 2002, Jornal Zero Hora: Eldorado do Sul/RS - Circo do México abandona duas leoas dentro de uma jaula, em uma propriedade de Eldorado do Sul, próximo à BR-290.



19 de Abril de 2004, Diário de Pernambuco: Pajeú/Recife - Circo Hatari abandona um urso pardo adulto, dentro de uma jaula, em uma rua próxima ao centro da cidade. O urso estava subnutrido e era alimentado com fubá e água há quatro anos, segundo informações do próprio dono do circo.

Julho de 2005, TV Paranaense: Circo abandona leão em Irati/PR.


18 de Outubro de 2005, TV Paranaense: Circo abandona um casal de leões em uma jaula, em condições precárias. Palmeira/PR



19 de Dezembro de 2005, Jornal Globo Online: Circo abandona cinco leões na caçamba de uma Carreta, no km 40 da rodovia MG-427, que liga Uberaba a Conceição das Lagoas/MG.



23 de Abril de 2008, Paraná Online: São José dos Pinhais/SP - Circo Aurora abandona seis animais, entre eles três cavalos, duas lhamas e um urso.

28 de Junho de 2008, Jornal Folha Online: Votuporanga/SP - Circo abandona leoa em uma carreta.



Fugas dos Animais em Circo

14 de Fevereiro de 2000, Jornal O Dia: Itaguaí - Leoa do Circo Real da Espanha é capturada após fuga.


08 de Agosto de 2000, Folha de São Paulo: São Simão/SP - Seis leões, do American Country Circu, fogem e são mortos a tiros de armas e fuzis.



28 de Novembro de 2001: Uma leoa do Circo Fantástico Show fugiu de uma jaula em Paracuru/CE, sendo perseguida pelo Pelotão da Polícia Militar, Ibama, entre outros. A fuga ocorreu em decorrência de um acidente de trânsito com a caminhonete que rebocava a jaula da leoa, que se abriu, permitindo a fuga. A leoa foi morta a tiros pela Polícia Militar no dia 06 de dezembro de 2001.



07 de Dezembro de 2001, Jornal O Globo: Paracuru-CE - Leoa Chitara, fugitiva de um circo, é capturada e morta a tiros.



20 de Março de 2004, Jornal da Globo: Belém/PA - Leão abandonado por circo foge de um sítio. O animal ficava em uma jaula abafada e pequena, de apenas três metros quadrados, quando o mínimo necessário para um bicho do porte dele seria cem metros quadrados.



27 de Abril de 2003, Reuters: Moscou - Dois leões fogem do Circo de Sergueiev Possad após matarem o domador.



12 de Novembro de 2003, Jornal Agora: São Paulo/SP - Bambi, elefanta do Circo Stankovich, foge para a Radial Leste, movimentada avenida da zona leste de São Paulo.



16 de Dezembro de 2005, Jornal A Notícia: Campo Alegre/SC - Urso foge de circo e causa tumulto em Campo Alegre. O animal foi recapturado cerca de duas horas mais tarde, no quintal de uma residência no centro do município.



12 de Maio de 2006, Jornal a Notícia: Palhoça/SC – Elefante foge de um circo.



14 de Novembro de 2006, CBN Curitiba: Curitiba/PR - Pônei foge do Circo Áurea.



03 de Julho de 2007, Agência do Estado: Curitiba/PR - Avestruz foge de circo. O bicho só foi pego porque caiu numa valeta quando fugia por uma BR movimentada



09 de Dezembro de 2007, Portal Meio Norte.com: Cuiabá/MT - Leão foge da jaula de um circo.




Ataques dos Animais em Circo

Novembro de 1988: Maíra Arruda da Silva, de cinco anos, e sua irmã Marina Arruda da Silva, de dois anos, foram atacadas e mortas por um casal de leões que escaparam da jaula armada no picadeiro em Coronel Fabriciano/MG. O tio delas se feriu ao tentar salvá-las. Os leões foram apreendidos e os proprietários do circo foram levados a responder inquérito por duplo homicídio culposo.


1996 – Uma fêmea de elefante do Circo do México esmagou seu tratador Adão Ostroski, de 22 anos, em Santos/SP. O animal, de 4 toneladas, pegou o rapaz pela tromba e o arremessou ao chão para depois pisoteá-lo.



10 de Abril de 2000, Jornal O Globo: Recife/PE - Quatro leões, do Circo Vostok, matam garoto durante o intervalo das apresentações. Os leões foram eutanasiados.



25 de Abril de 2000, Reuters: Bangcoc/Tailândia - Jovem britânica morre após ser pisoteada por elefante em resort tailandês.



16 de Dezembro de 2000, Jornal do Terra: Bengal/Índia - Tigres matam domadora durante uma apresentação com nove tigres.



17 de Agosto de 2001, Jornal O Dia: Quitandinha/PR – Leoa, do Circo Imperial do México, ataca trapezista.



26 de Dezembro de 2003, Jornal O Popular: Aparecida de Goiânia/GO - Tigresa, do Big Circo Mundial, ataca funcionário embriagado. O homem sofreu lesões no ombro e no braço e foi operado.



01 de Fevereiro de 2005: Indiana/EUA - Elefante mata homem em um circo em Fort Wayne, no Estado da Indiana. O animal esmagou um dos tratadores quando era colocado em um caminhão para transporte.



28 de Maio de 2005, Jornal Zero Hora: Porto Alegre/RS - Um tigre, do Circo Bremer, ataca seu domador.



05 de Junho de 2005, Jornal Zero Hora: Porto Alegre/RS - O leão Simba, do Circo Rodeio Búfalo, foi morto, com choque, pelo seu domador após atacar menino no picadeiro, durante apresentação que era vista por cerca de 400 pessoas.



20 de Julho de 2005, Jornal Tribuna Livre: Ervália/MG - Uma chimpanzé, do Circo Koslov, arranca o dedo mínimo da mão direita de um menor de 12 anos.



23 de Outubro de 2007, Na Hora Online: Serra/ES - Leão do circo Rostok ataca mulher e arranca braço.



26 de Fevereiro de 2008, Folha Online: China - Leão de circo arranca braço de criança. Em Fevereiro de 2007, um tigre matou uma menina de seis anos de idade que esperava para ser fotografada em um zoológico da Província de Yunnan, no sudoeste da China. Em Abril, 16 funcionários do governo foram demitidos por negligência depois que um crocodilo tentou comer um menino de 9 anos em um zoológico de Guangxi, no sudeste chinês.




Outros Acontecimentos



1980-2000: No Circo Di Napoli foi feita uma promoção perigosa durante vinte anos: quem bebesse uma lata de cerveja dentro de uma jaula com uma leoa, ganhava doze latas de cerveja como prêmio. Essa promoção só foi suspensa em 2000, depois da morte de um menino atacado por leões de circo.



05 de Setembro de 2000, Jornal Diário Catarinense: Xaxim/SC - Tigre do Circo Super Star morre por falta de comida. O veterinário que o examinou afirmou que o animal tinha desnutrição de último grau. Apesar de receber tratamento, seus órgãos não reagiram. A Polícia Ambiental encaminhou um termo circunstancial do ocorrido para a promotora do Ministério Público em Xaxim.



2001: Foi aberto processo no Ibama contra o Circo Garcia por maus tratos aos seus chimpanzés. Foi denunciado que eles são usados até os quatro anos de idade para entreter pessoas (por aluguel) e, depois disto, são confinados em cubículos para somente procriarem. Depois dessa idade, o comportamento dos chimpanzés não é mais dócil. Os bebês são separados das mães para serem treinados e já, aos adultos, não é permitido socializar.



21 de Março de 2004, Diário Catarinense: Penha/SC - Gato persa morre após cair de uma altura de 20 metros durante apresentação no Circo Beto Carrero.



Julho de 2004: Rio de Janeiro/RJ - Leão, em estado lastimável de saúde, é encontrado no Circo Koslov.



Outubro de 2003: Penha/SC - Morre Madú, elefanta que viveu anos no circo Di Napoli e passou o final de sua vida no Beto Carrero. No laudo dizia que a elefanta morreu com um raio na cabeça, apesar de ter vivido ao redor de uma cerca eletrificada.



Janeiro de 2004: São Paulo/SP - Cerca de 130 animais, do Zoológico de São Paulo, morrem por envenenamento



Junho de 2004: Bauru/SP - Dois tigres-de-bengala, do Zoológico de Bauru, são eutanasiados, pois fugiram e os dardos com tranqüilizantes não surtiram efeito.



Junho de 2004: Matelândia/PR - Morre leão que aguardava transferência após fechamento do Zoológioco de Matelândia.



Julho de 2004, Click RBS: Florianópolis/SC - Dois leões e dois tigres são apreendidos em um circo. Os bichos sofriam maus-tratos diários dos criadores. A fêmea teve suas unhas algumas presas arrancadas, além de está cega de um olho.



Julho de 2004: Sorocaba/SP - Uma onça macho e um leão, do Zoológico de Sorocaba, foram eutanasiados, já que não tinham mais serventia.



28 de Outubro de 2005, Jornal do Commercio: Campo Grande/RJ - Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente descobriram um leão preso na casa do dono do Circo Koslov, Jésus Mario. “Baby”, de 15 anos, trabalhou no circo e, segundo o dono, estava “aposentado”.Jésus Mario foi autuado em flagrante por maus tratos aos animais e depois liberado.



09 de Julho de 2005, Jornal Vale Paraibano: Campos de Jordão/SP - Dois tigres do Circo Stankowich adoeceram e morreram por conta do frio.



09 de Fevereiro de 2006, Jornal Último Segundo: Itaboraí/RJ - Leão é encontrado com sinais de maus-tratos, dentro de uma jaula enferrujada, em frigorífico abandonado




Alimentação:
Há também o fato que alguns circos colocam anúncios em jornais de compra de cães e gatos velhos para darem como alimento aos leões. Outros contratam crianças e jovens de baixa renda para capturarem cães e gatos das ruas, para o mesmo fim!



Fevereiro de 1995: O Circo Balmen dava cachorros e gatos vivos para seus três leões famintos em Diadema/SP, no ABC paulista. Segundo denúncias, quem doasse um animal doméstico podia assistir gratuitamente ao espetáculo circense.



Agosto de 1999, foi publicado em um jornal de Recife, por Marco Bahé, que o Washington Circus (circo mineiro) comprava gatos sob cotação de R$ 1,00 por cabeça. O objetivo era alimentar um casal de leões. O circo estava instalado na cidade de Ibimirim, município do Sertão Pernambucano.



07 de julho de 2001, no Jornal Primeira Mão havia um anúncio do Cico Di Nápoli, no qual se dizia o seguinte: COMPRO GATOS E CACHORROS velhos. Pagamos bem. Rua Miguel Mota, 125 (Celso Borracheiro - Circo Di Nápoli).



Agora Respondam:

01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?

02 - Por que?

48 comentários:

  1. nao gosto de animais em circo porque nao recebem carinho,agua,comida,etc

    ResponderExcluir
  2. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?Não

    02 - Por que?Porque os animais tem direitos e também porque eles são maltratados brutalmente

    ResponderExcluir
  3. nao gosto de animais em circo porque nao recebem carinho,agua,comida,etc

    ResponderExcluir
  4. 1 - Não

    2 - Porque nos circos os animais silvestres são muito maltratados.

    Júlio César e Amaro

    ResponderExcluir
  5. 1 mais ou menos os animais nos divertem mas são maltratados.

    2 eles são legais mas maltratados

    ResponderExcluir
  6. o1-não.



    02-pois o mal trato é des humano.

    ResponderExcluir
  7. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    Não

    02 - Por que?
    Porque os animais são maltratados e podem ferir alguma pessoa

    Tiago Damaso e Davi Ribeiro

    ResponderExcluir
  8. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?Não


    02 - Por que?
    Porque eles podem fugir ou serem abandonados e até atacar alguma pessoa.

    ResponderExcluir
  9. 1º naoao.

    2ºpois é proibido por lei e mautratao muintos eles

    ResponderExcluir
  10. 1º sim eles nao pensa.

    2porque els nao tem cupa eles nao raciocina eles sao animas explo leao cobra onca e etc.

    ResponderExcluir
  11. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso? Não


    02 - Por que?pois eles sao maltratados e checoteados ,tendo que ser treinado é comandados
    Lívia Nóbrega 5°ano-b

    ResponderExcluir
  12. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    R-Não

    02 - Por que?
    R-eles são maltratados e não são bem cuidados, já vimos muitas reportagens falando sobre os malstratos dos animais nos circos

    Maria Clara Brandao De Mello Netto
    e
    Luana Braga Batista

    Alunas do 5ano B


    ResponderExcluir
  13. 01-não

    02-Porque nós circos os animais ficam sem comer sem beber e sem liberdadepara caçar e brincar com outros animis da sua especie.
    Giulia betin 5°anoB

    ResponderExcluir
  14. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    não



    02 - Por que?por que eles se machucam ficam sem comer e sem beber.camilla do 5° ano B

    ResponderExcluir
  15. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    não.

    02 - Por que?
    porque eles são muito maltratados pelos donos do circo,eles deixam os animais com fome,sede,as vezes até em terrenos abandonados,parece que os donos do circo vão os matar em estantes.

    letícia silva dos santos 5ºanob

    ResponderExcluir
  16. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso? não


    02 - Por que? porque os animais precisan de um lar e de carinho e não de maltratos

    anna vitoria 5 ano b

    ResponderExcluir
  17. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    Não

    02 - Por que?
    Porque os donos dos circos maltratam os animais e até abndonam em terrenos baldios e compram gatos e cachorros velhos para os leões comerem.

    João Vitor Sales Zaidan 5b

    ResponderExcluir

  18. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?definitivamente não antes eu achava muito legal oque els faziam lá mais se eu fosse lá eu prosesava todos pois isso nãõ é bom !


    02 - Por que?porque isso é quase uma exploraçao isso nao é bom ----------------------------------maria alce escobar 5 ano b

    ResponderExcluir
  19. 1nao

    2porque eles sao muito perigosos

    ResponderExcluir
  20. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    Não
    02 - Por que?
    eles sofrem


    Luca 5°ano

    ResponderExcluir
  21. 1nao

    2porque eles sao perigosos




    caio queiroga e arthur rodrigues

    ResponderExcluir

  22. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    Não

    02 - Por que?
    Porque eles não nasceram para serem mal tratados .
    Fernanda Fachin 5 ano A

    ResponderExcluir
  23. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso? Não


    02 - Por que? A porque eu acho que fica perigosa para as crianças.

    Ananda

    ResponderExcluir
  24. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    não

    02 - Por que?por que eles são maltratados
    giulia 5 ano a

    ResponderExcluir
  25. 1=não
    2=por que pode acontecer um ataque derrepente de algum animal

    ResponderExcluir
  26. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    não

    02 - Por que?
    porque muitos animais de circo são maltratados e isto é muito errado

    ResponderExcluir
  27. nao.porque os animais de circo sao maltratados

    ResponderExcluir
  28. 1.não
    2.porque eles podem nos atacar ou até fugir




    Eduardo Tomio e Gabriel Castro 5ano A

    ResponderExcluir
  29. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?Não

    02 - Por que? Porque depois de saber o sofrimentos desses animais eu fico triste ao invés de achar o circo legal

    Lucas Galdino 5°ano A

    ResponderExcluir
  30. isso e uma tortura a os animais

    ResponderExcluir
  31. Nao!
    a partir de hoje vou pedir pra minha mae so me levar no circo de pessoas!

    Porque os animais sao muito ferozes e eu nao quero morrer!

    Leticia agra 5° ano a

    ResponderExcluir
  32. 1- nao

    2 - porque eles sao perigosos

    iuri 5 ano A

    ResponderExcluir
  33. isso é dificil porque o pessoal não alimenta os animais e dipois vem as consequencias


    nome:julius
    serie:5ºA

    ResponderExcluir
  34. 01-Não
    02-porque eu nunca achei isso legal e agora que sei de tudo isso sei que nunca vou achar !!
    Ass:sabrina Ferreira - 5 A

    ResponderExcluir
  35. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?Não

    02 - Por que?Porque exploração de animais é crime e eles não estão vivendo suas vidas como deveriam viver.

    Marília 5°anoa A

    ResponderExcluir

  36. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    nao

    02 - Por que? pois sao mal tratados

    diego5c

    ResponderExcluir
  37. nao,pois e muito ariscado

    ResponderExcluir
  38. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    TOTLMENTE NAO

    02 - Por que?PORQUE TEM ALGUNS SAO MUITO PERIGOSOS MEU NOME É MARIANA SOU DO 5ANO C

    ResponderExcluir
  39. não pois e arriscado em perigoso e pode matar pessoaas
    e em alguns casos os trabalhadotes do circo

    ResponderExcluir
  40. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?nao

    02 - Por que?

    e muito pirigoso mafra

    ResponderExcluir
  41. Agora Respondam:

    01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso? ?Mais ou menos pq com os animais na minha opiniao o circo fica mais completo ,mais com esse perigo é melhor sem animais mesmo

    02 - Por que?por causa do perigo dos leoes,elefantes e etc.
    Fernanda Cavalcanti e Beatriz Maiary do 5 º ano c

    ResponderExcluir
  42. 1 - Não.

    2 - Porque eles maltratam os animais no circo.

    Letícia,Ana Beatriz e Gabriela 5º ano c

    ResponderExcluir
  43. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?Não.

    02 - Por que?Porque era ruim para os animais de circo porque as pessoas de circo mal tratavam os animais de circo e também mal tratavam os gatos e cachorros que davam de alimento.

    Maria Beatriz - 5c

    ResponderExcluir
  44. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso? sim

    02-Por que?porque eles podem ou nao serem maltratados


    lucas sena 5c

    ResponderExcluir
  45. 01 - Você ainda acha legal os animais nos circos depois de saber de tudo isso?
    nao

    02 - Por que?porque eles sao maltratados e podem se tornar agressivos ao publico

    ResponderExcluir